Resultados dos pensamentos Iluministas
1. As idéias iluministas irradiavam pelo mundo ocidental. A concepção de Igualdade e liberdade - dentro da teoria jurídica do direito natural racional - fomentava a queda das Monarquias Absolutistas como também da independencia das Colônias:
- Se todos são iguais, como alguém pode nascer Rei (governante) e outra pessoa nascer "sapateiro" ou "açouqueiro"?
- Se todos são livres, como justificar uma metrópole e uma colônia?
2. Dessa forma, os movimento iluministas-separatistas começaram a tomaram conta do "novo continente".
Consideramos esta verdades como evidentes de per si, que todos os homens foram criados iguais, foram dotados pelo criador de certos direitos inalienáveis, que, entre estes, estão a vida, a liberdade e a busca da felicidade; que, a fim de assegurar esses direitos, instituem-se entre os homens e os governos, que derivam seus justos poderes do consentimento dos governados; que, sempre que qualquer forma de governo se torne destrutiva de tais fins, cabe ao povo o direito de alterá-la ou aboli-la e instituir novo governo, baseando-o em tais princípios e organizando-lhes os poderes pela forma que lhe pareça mais conveniente para realizar-lhe a segurança e a felicidade
Nós, o povo dos Estados Unidos, a fim de formar uma União mais perfeita, estabelecer a justiça, assegurar a tranqüilidade interna, prover a defesa comum, promover o bem-estar geral, e garantir para nós e para os nossos descendentes os benefícios da Liberdade, promulgamos e estabelecemos esta Constituição para os Estados Unidos da América.
A Constituição Norte Americana de 1787 consagra a forma Federativa (Estados Membros e União) e a Tripartição de Poderes (legislativo, executivo e judiciário). Veja o seu texto completo, inclusive com as Emendas posteriores.
fonte: www.albergaria.com.br